Receba notícias no Email

10 de abril de 2008

Exegese simplificada do Salmo 127

ÍNDICE

1. Analise de detalhes.
2. Versão.
3. Teologia.
4. Homilética.
5. Reflexão terapêutica.
6. Bibliografia.


1. Analise de detalhes.

Edificar – bãnãh - construir, fundar, estabelecer, edificar, reedificar, fabricar, formar, fazer. Esta raiz aparece em todos os idiomas semíticos, exceto no etiópico, e ocorre em todos os períodos do hebraico. Metaforicamente, o verbo é usado com o significado de “construir a casa”, isto é, ter filhos.
Ben: filho. Bat: filha. Estes substantivos são derivados do verbo bãnãh. Que podem significar descendência.


Guarda – mishmeret - mishmãr- vigia, guardar, posto, confinamento, prisão, custódia, divisão. A primeira forma desta palavra (que é feminina) ocorre 78 vezes, enquanto que a forma masculina é atestada 22 vezes. Estas formas estão espalhadas ao longo da literatura bíblica. Mishmãr – significa guarda militar.


Casa - bayit - lar, família, terra,lugar de habitação permanente. Substantivo tem cognatos na maioria dos outros idiomas semíticos, incluindo o aramaico bíblico.


Herança - bãnîm - possessão, propriedade, herdar, adquirir, tomar como possessão. Este termo é encontrado no hebraico antigo e moderno, como também no ugarítico antigo.

Senhor –´ãdônãy - senhor, mestre, Senhor. Os sognatos desta palavra aparecem no ugarítico e no fenício. A forma ´~adôn aparece 334 vezes, enquanto que a forma ´~adônay (usada exclusivamente como nome divino) aparece 4398 vezes.


2. Versão.
1 - Se Javé não estabelecer a família,
em vão trabalham os seus construtores.
Se Javé não vigiar a cidade,
em vão vigiam os guardas.

2 - Não tem sentido levantar de madrugada
e se atrasar para deitar,
se é só para comer o pão sofrido do trabalho!
Aos seus amigos, Deus o dá até enquanto dormem!

3 - A possessão que Javé concede são os filhos,
seu salário é o fruto do ventre.

4 - Os filhos gerados na juventude
são flechas na mão de um guerreiro.

5 - Feliz o homem que enche
sua aljava com elas:
não será derrotado nas portas da cidade
quando entrar em juízo contra os seus inimigos.



3. Teologia.

O nome atual do LIVRO DOS SALMOS, ou simplesmente SALMOS, está diretamente ligado à mais antiga designação utilizada para esta coleção de poemas ou cânticos religiosos. O nome português deriva da palavra grega "Psalmoi" e esta é já utilizada na antiga tradução grega, chamada dos Setenta, para traduzir o termo hebraico "mizmorôt", (cânticos). Este parece ter sido o seu nome hebraico mais antigo. Por isso, quando o Novo Testamento lhe chama "biblos psalmôn", está a usar uma designação carreta e formal. No entanto, já nos textos de Qumrân e em alguns autores cristãos antigos aparece o nome que atualmente lhe é dado na Bíblia Hebraica: "Sepher Tehillim", "Livro dos louvores".

Este salmo é denominado “Salmo didático”. Tal é o título que se dá aos SALMOS que ajudam a refletir sobre temas, acontecimentos e valores importantes. Podem subdividir-se em "Salmos sapienciais" ou de meditação, o que é o caso do SALMOS 127.

Sistematizar o pensamento que nos é oferecido no LIVRO DOS SALMOS tem muito a ver com tudo o que anteriormente se disse da sua leitura. Não é verdadeiramente um livro, nem foi feito de uma só vez; não tem, portanto, uma doutrina uniforme e explícita. A sua verdadeira unidade é a da atitude de oração que em todos eles se exprime. Mesmo assim, há idéias que são expressas com mais ou menos intensidade. A utilização que tiveram fez deles a expressão literária das verdades religiosas fundamentais. É o caso das expectativas messiânicas, facilmente associadas aos Salmos de temática real. Mas o que eles traduzem mais explicitamente é sobretudo a concepção de Deus e de todos os elementos decisivos da experiência religiosa: um Deus que governa o mundo, a vida e a História, que é acolhedor e próximo, disposto a atender os pedidos de socorro, os gritos de desespero e os anseios de esperança, tanto de cada indivíduo como de toda a comunidade.
Especificamente o Salmo 127, trás a temática da constituição do clã. Da casa quanto família, dos integrantes desta família. E a noção de que a presença de Javé na “casa” faz toda a diferença. De que todo esforço humano independente da provisão divina torna-se fútil.


4. Homilética.


Tema: Família, projeto de Deus.

Introdução: O salmista não está necessariamente falando sobre a casa física, material, como paredes, telhados, portas, etc. Mas está se referindo as pessoas que formam a constituição da família e atributos necessários para que a mesma se mantenha. Ele fala do desperdício de esforços, caso o Senhor não esteja presente. Vemos claramente a diferença de que é dependente Dele e quem não é

1) Deus da segurança.
- Edifica a casa
- Guarda a Casa

2) Deus da prosperidade.
- Provê finanças/ A renda é dada por Ele.
- Mantém a Casa/ Sustenta a família.
- Concede o sono/ Benção de Deus.

3) Deus da fecundidade
- Acrescenta filhos.
- Acrescenta felicidade.
- Sendo o maior tesouro que podemos ter.


Conclusão: Deus está no centro da sua família? Há dependência ou independência de Deus na sua casa?



5. Reflexão terapêutica.

Uma das maiores conseqüências da sociedade estar em crise, é pelo motivo da família estar se dissolvendo. Acreditamos que a família é a menor célula da sociedade. Sendo assim uma família forte, constitui-se uma sociedade forte, e assim por diante.
Mas estamos vivendo numa sociedade que tornou-se independente de Deus, o que tem gerado os frutos negativos que facilmente são percebidos. Pois neste salmo vemos claramente que a benção na família e o suprimento das necessidades não derivam-se meramente do esforço humano, mas Deus dá ao seus amadas, quando descansam Nele, quando esperam Nele, quando dependem Dele, e não se tornam auto-suficientes, autônomos de Deus.
Entendemos assim, que tudo que o homem adquire sem a benção de Deus é fútil, passageiro e a qualquer momento poderá ser tirado, mas o que provem de Deus o guarda de Israel o sustentará.
Muitos estão adoecidos por muito trabalhar e mau se alimentar em conseqüência de buscar pelas suas próprias forças uma vida melhor. Mas Deus nos orienta a confiarmos Nele e o restante será conseqüência de sua fidelidade para com nossa vida.
A cura para as mazelas humanas está em confiarmos em Deus. Descansarmos em Deus. Entregarmos a Deus e ele Tudo fará. (Sl 37.5).


6. Bibliografia.

VINE, W. E; UNGER, MERRYL F; JR, WILLIAM WHITE. VINE: O significado exegético e expositivo das palavras do antigo e novo testamento. Rio de Janeiro, CPAD, 2002.

KIDNER, DEREK. Salmos: 73-150. Introdução e Comentário aos livros III a V dos Salmos. São Paulo, Série Cultura Bíblica, 1997.

BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Tradução: João Ferreira e Almeida. ed. São Paulo: CPAD,1995.

BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada 2.ed. São Paulo: Editora Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil, 2000.
BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Pe José Bertanha, C. SS. R. 7.ed. São Paulo: Editora Santuário Aparecida, 1985.

Ivan Tadeu Panicio Junior - Presbítero da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Curitiba. Bacharel em Teologia pela Faculdade Evangélica do Paraná. Pós-Graduando em Docência do Ensino Religioso pela Faculdade Teológica Batista do Paraná. E-mail: ivantadeupanicio@gmail.com / www.ivantadeu.blogspot.com

8 comentários:

Anônimo disse...

uma benção!!!!!!!!
vai me ajudar mt numa pregação que farei por estes dias!
Deus te abençoe!

Anônimo disse...

gloria a deus porque me fez ver que deus esta com migo me dando forsas familiarmente

jose carlos pereira da cruz disse...

obedecemos a Deus e tudo ele fara em nossas familia por que so ele tem esse poder de dar e de tirar por ele e o deus todo poderoso seja rico noespirito santo e vc erdara a terra para reinar com nosso senhor jesus cristo para sempre...............................................................................................................................................................................

Anônimo disse...

Realmente uma benção! Me converti há 17 anos e a 7 estou desviado, chafurdado em muitas viagens e muitíssimo trabalho, "sem tempo para DEUS". Ontem a noite DEUS falou muito ao meu coração por meio dessa passagem e busquei entendê-la melhor por meio dessa exegese. Muito obrigado e que DEUS, em nome do SENHOR JESUS CRISTO, abençoe a todos.

MARCELO COSTA disse...

glória Deus por este estudo o verciculo 4 eo tema de um congreço de jovens, e aprindi muito; vou estar pregando na abertura do congreço
e agora estou bem estruturado no tema , e Deus tem me dado algo para poder acrescentar que Deus lhe abençoe meu amado
me adicione ai marcelocosta_uba@hotmail.com
meu site
www.marcelocosta.webs.com

Marcio Churrasqueiras disse...

Hoje este salmos tem sido o meu ponto de reflexão, pois e inutil buscarmos na nossa propria força,Depois de ter procura tanto do meu jeito, hoje estou vivendo a vontade de Deus e não mais a minha vontade, e tenho descobrido que podemos trabalhar menos e ganhar mais, por que tudo vem de Deus e inutil comermos o pão de dores não termos tempo as vezes nem para o senhor e sua obra se na verdade e Deus quem nos dá,tudo e dele e é ele que faz todas as coisas,amem.
Que Deus abençoe a todos.

celio antonio disse...

muito interessante estes comentarios,pois sao edificativos e dispertativos a confiarmos totalmente em deus e valorizarmos muito mais as nossas familias no brasil e no mundo...

Debora Menezes disse...

Estamos no mês da família e, não teria palavra melhor do que esta para expressar o quanto Deus se importa com os seus. Que Deus te abençoe grandemente!