7 de abril de 2008

Prevenção contra a Dengue: um dever de todos!







Algo que vem assustando a muitos e preocupando a todos, é a dengue.
Temos que nos conscientizar da gravidade desta epidemia. Não é um caso isolado, mas um realidade de todos nós. Do estado do Rio de Janeiro, estado mais afetado até o momento, para Curitiba, são poucos km.

Tome maiores informações sobre os sintomas da doença, acessando o link abaixo e previna-se

Dengue. Saiba como evitar

Dengue: Que bicho é esse?
A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Ele é escuro, com listras brancas, menor que um pernilongo. Tem por hábito picar durante o dia e se desenvolve em água PARADA e LIMPA.

Dengue: É melhor previnir?
Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Na hora de lavar o recipiente, passe um pano grosso ou bucha nas bordas. Substitua a água dos vasos de plantas por areia grossa umedecida.
Esvazie as garrafas sem uso. Elas devem ser guardadas de boca para baixo, de preferência em lugares cobertos.
Todo material descartável que acumula água. como copos de plástico, latas e tampinhas de garrafa, deve ser jogado no lixo.

Pneus velhos são um dos lugares preferidos do mosquito da dengue. Por isso, eles devem ser guardados em lugar coberto ou furados.

Mantenha as caixas d´água, poços, latões e filtros bem fechados.


Troque diariamente a água de bebedouros de animais. Leve bem o recipiente com uma escova ou bucha.




Mantenha limpas as calhas, lajes e piscinas.

Elimine a água acumulada em bambus, bananeiras, broméias, etc. Evite plantas que acumulem água, como gravatás, babosa, espada-de-São-Jorge, entre outras.


Dengue: Como dá para saber?
Os sintomas da dengue são febre alta, dores musculares e nas juntas, dor atrás dos olhos, fortes dores de cabeça, manchas avermelhadas na pele, fraqueza e falta de apetite. Pessoas que apresentam esses sintomas podem estar com dengue.

Dengue Hemorrágica: A mais perigosa.
A dengue hemorrágica é o tipo mais grave. Os sintomas iniciais são os mesmos da dengue comum. Só que, quando a febre acaba, começam a surgir sangramentos, a pressão cai, os lábios ficam roxos, a pessoa sente fortes dores no abdômen e uma hora fica sonolenta, outra hora agitada. A dengue hemorrágica é muito perigosa e pode levar a pessoa à morte. Por isso, todo cuidado é pouco.
Dengue: O que se deve fazer?
A primeira coisa a ser feita é consultar um médico ou procurar um posto de saúde para obter orientação médica. Quanto antes for iniciado o tratamento, melhor. A pessoa com dengue deve ficar em repouso, beber muito líquido e só usar medicamento para aliviar as dores e a febre. MAS CUIDADO: não use remédios à base de ácido acetil salicílico (aspirina e AAS). Evite a automedicação, consulte sempre um médico.

Dengue: Depende de cada Um
Se cada um fizer a sua parte, a cidade vai acabar com a dengue. Converse com sua família, com seus vizinhos, mostre a importância de participar desta campanha.Entre na luta contra a dengue.
Colabore.
Postar um comentário