9 de maio de 2008

Dia das Mães - Homenagem

Mãe,


Mãe é aquela que ao dar a benção da vida, entregou a sua, pronta para dedicar-se dias e noites aos seus filhos.
Mãe é aquela que ao lutar para dar o melhor aos seus, acabou esquecendo-se de si mesma, colocando-se sempre em segundo plano.
Mãe é aquela que ao desejar e batalhar pelo sucesso de seus filhos, acaba abandonando seus próprios anseios, deixando profissão e sonhos para dedicar-se aos ideais dos seus.
Mãe é aquela que ao comemorar as vitórias de seus filhos, esquece de seus próprios méritos.
Mãe é aquela que ao receber palavras ríspidas, sempre responde com seu amor incondicional distribuindo palavras de carinho.
Mãe é aquela que ao lembrar do passado, não pensa em discussões, brigas e desentendimentos, mas faz uma prece:
Deus cuide de meus filhos por toda a vida!

Mãe é milagre. Desde o começo até o fim.” (Gabriel Chalita)

Para você mãe, desejo um feliz dia, repleto de carinho e muitos abraços! Que Deus as abençoe!


Sugestão de texto:

Como surgiu o Dia das Mães
A história da criação do Dia das Mães começa nos Estados Unidos, em maio de 1905, em uma pequena cidade do Estado da Virgínia Ocidental. Foi lá que a filha de pastores Anna Jarvis e algumas amigas começaram um movimento para instituir um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães.
A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais. Para Anna, a data tinha um significado mais especial: homenagear a própria mãe, Ann Marie Reeves Jarvis, falecida naquele mesmo ano. Ann Marie tinha almejado um feriado especial para honrar as mães.
Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração. Em 1914, a celebração foi unificada nos Estados Unidos, sendo comemorado sempre no segundo domingo de maio. Em pouco tempo, mais de 40 países adotaram a data.
O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou o feriado.
Mas Anna não foi a primeira a sugerir a criação do Dia das Mães. Antes dela, em 1872, a escritora Julia Ward Howe chegou a organizar em Boston um encontro de mães dedicado à paz.


Alessandra Radke de Carvalho Panicio
Postar um comentário