19 de junho de 2008

Deus se arrepende?

Deus se arrepende?


Há muitos textos que são de dificil compreensão. Mas queremos de forma simples, pontuar algumas considerações sobre a pergunta, se Deus se arrepende, haja vista, ter recebido a participação de um amado irmão com esta pergunta.
Primeiro é importante ressaltar que há linguagens antropomorficas na Bíblia, o que explicamos abaixo.


Antropomorfismo:
Antropomorfismo vem de duas palavras gregas: anthropos (homem) e morphe (forma). Portanto, um antropomorfismo é quando Deus aparece ou se manifesta para nós em forma humana ou mesmo em características humanas atribuídas a Ele mesmo. Vemos isto por toda a Bíblia - e com razão assim.


1. Ações humanas - mudança de opinião
A. Êxodo 32:14, "Então o Senhor se arrependeu ["mudou sua opinião", em algumas versões] do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo."

B. 2 Samuel 24:16, "Ora, quando o anjo estendeu a mão sobre Jerusalém, para a destruir, o Senhor se arrependeu daquele mal; e disse ao anjo que fazia a destruição entre o povo: Basta; retira agora a tua mão".


2. Emoções humanas - arrependimento
A. Gênesis 6:6, "Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração".

B. 1 Samuel 15:35, "Ora, Samuel nunca mais viu a Saul até o dia da sua morte, mas Samuel teve dó de Saul. E o Senhor se arrependeu de haver posto a Saul rei sobre Israel".


CONCLUIMOS QUE QUANDO A PALAVRA FALA QUE DEUS SE ARREPENDEU, ESTÁ QUERENDO DIZER QUE MUDOU DE OPINIÃO. JÁ QUE ARREPENDIMENTO É PARA QUEM FEZ ALGO ERRADO E DESCONHECE O FUTURO, NO CASO DE DEUS NÃO SE APLICA.


Texto adjuntos
Números 23:19 diz: "Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará?" (Este texto está correto sem Antropomorfismo)


Boa semana a todos
Ivan Tadeu

Postar um comentário