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4 de fevereiro de 2009

Projeto para EBD - O RANKING DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL




A Escola Bíblica Dominical é um dos departamentos mais importantes da Igreja. É por ela que a maior parte, ou por que não dizer toda a congregação recebe o ensinamento sistemático da palavra de Deus.


É na E. B. D.[1] que temos o compromisso mais objetivo na formação do caráter cristão, conforme podemos constatar em Cl 1.28,29 “...Ensinando toda pessoa em toda sabedoria, a fim de que apresentemos toda pessoa perfeita em Cristo...” é por ela que passa todo crente que está recebendo maturidade.


Porem faz se necessário de todas as formas desenvolvermos meios para que todo cristão, de fato compreenda o seu valor, e a tenha como prioridade em seus afazeres. Foi percebendo esta necessidade que pensamos como fazer, com que a E. B. D. torne-se ainda mais atraente e participativa, sem perder sua qualidade e seus maiores objetivos. E a conclusão foi que nada melhor do que uma E.B.D. dinâmica[2]. Para que servem as dinâmicas?

  • Para levantar a prática: o que pensam as pessoas, o que sentem, o que vivem e sofrem.
  • Para desenvolver um caminho de teorização sobre esta prática como processo sistemático, ordenado e progressivo.
  • Para retornar à prática, transformá-la, redimensioná-la.
  • Para incluir novos elementos que permitem explicar e entender os processos vividos.
  • Possibilita criação, formação, transformação e conhecimento, onde os participantes são sujeitos de sua elaboração e execução.

É por esse e outros motivos que logo apresentamos a sugestão do O RANKING DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL. Uma dinâmica que envolve toda a E. B. D. desde o aluno até o corpo docente da mesma, e para isso passamos a dar maior atenção para fatores já existe e que é de conhecimento de todos que de uma maneira ou outra estão envolvidos na E. B. D.

O que é o Ranking da E. B. D?

Trata – se de uma estratégia a ser usada na E. B. D., que tem por finalidade dinamizar esse departamento, permitindo que todos os envolvidos obtenham maior êxito no acompanhamento e desenvolvimento desse nobre trabalho, de uma maneira alegre, descontraída e objetiva, venhamos alcançar um maior compromisso de todos.


Com essa estratégia é possível atingir alguns pontos, fundamentais no desenvolvimento da E. B. D., utilizando os próprios meios já existente, conforme vamos pontuar na seqüência. Já é de conhecimento de todos que E. B. D. se utiliza de um relatório que é apresentado normalmente ao termino de cada Lição. Este relatório se encarrega de pontuar alguns fatores de grande relevância que fazem da organização da E. B. D. os fatores são: FREQÜÊNCIA; VISITANTE; CONTRIBUIÇÃO (OFERTA); REVISTA (DA E.B.D.); BÍBLIA. Estes elementos são importantes no desenvolvimento da E. B. D. desde que sejam acompanhados com maior ênfase.

DE QUE FORMA O RANKING da E. B. D. PODE CONTRIBUIR PARA ISSO?

É simples, ao invés de apenas apresentar esses fatores sem maior acompanhamento; basta atribuir a cada um destes elementos uma PONTUAÇÃO PADRÃO que então passará a dar corpo a dinâmica e ainda acrescentando mais um fator importante para alcançarmos o objetivo primordial que são os novos alunos, o novo fator é: ALUNOS MATRICULADOS NO TRIMESTRE. A pontuação que sugerimos é trabalhada em cima das diferentes classes conforme especificado abaixo:

1.1 MAIOR NÚMERO DE FREQÜÊNCIA, este é um fator muito importante para percebermos o desenvolvimento da E. B. D. e o envolvimento de todos. Não basta termos 200 alunos matriculados, mas eusentes; então atribuímos a este fator a pontuação máxima de 10 pontos. Em caso de empate as classes que obtiveram o mesmo desempenho receberão a mesma pontuação, pois isto não trará dificuldades na somatória tendo em vista ter outros pontos a se adicionarem.


1.2 MAIOR NÚMERO DE VISITANTE, é importante este fator, pois é desta forma que estaremos incentivando os alunos a estarem convidando outros à virem aprender a palavra de Deus. Para este fator atribuímos uma pontuação igual a 09 pontos para o primeiro lugar. E da mesma forma se houver empate, as classes que obtiveram o mesmo desempenho receberão a mesma pontuação, pois isto não trará dificuldades na somatória tendo em vista ter outros pontos a se adicionarem.


1.3 MAIOR NÚMERO DE CONTRIBUIÇÃO (OFERTA), tendo em vista que se faz necessário investimento em recursos didáticos e disponibilizar um ambiente agradável para acomodar as classes. Este fator também requer um acompanhamento e a assimilação por parte dos alunos da importância de sua contribuição. Então estabelecemos para esse fator uma pontuação igual a 09 pontos para o primeiro lugar. Sendo que para a classe que atingir a maior média acima de R$ 1,00 por aluno ganhará 04 pontos extras, além dos 09 que ela já tenha ganhado.


1.4 MAIOR PERCENTUAL DE REVISTA, é o instrumento de grande importância na E. B. D. pois é nela que esta contida toda a lição sistematicamente preparada para o trimestre. Este receberá a pontuação igual a 08 pontos para o primeiro lugar. Vale apena ressaltar que está pontuação será em relação ao número de alunos presentes indiferente se o mesmo é matriculado ou não e para isto o maior percentual correspondente receberá os pontos.


1.5 MAIOR PERCENTUAL DE BÍBLIAS, a bíblia é um dos instrumentos de estudo principal da E. B. D., e para tanto requer um acompanhamento, é importante que cada aluno a traga quando vier a E. B. D. para este fator a pontuação atribuída é de 07 pontos para o primeiro lugar. É importante destacar que a atribuição será feita em relação a todos os presentes e não mais em relação os matriculados como era realizado. Se o resultado for superior a 100% deve se considerar apenas a pontuação de atribuída a 100% ou seja, o maior percentual.


1.6 MAIOR NÚMERO DE MATRICULADOS NO TRIMESTRE, para concluir com êxito o desenvolvimento do trimestre esse fator é importantíssimo, através dele temos condição de acompanhar o desenvolvimento de cada classe. Este fator receberá um pontuação extra pois o mesmo só considerado no término de cada trimestre sendo a sua pontuação igual a 15 pontos para o primeiro lugar. Sua contagem é realizada em cima de números absolutos.


É importante considerar que deveremos pontuar até a TERCEIRA COLOCAÇÃO em todos os fatores apontados acima conforme segue abaixo:

Para o fator 1.1 o 1º lugar igual a 10 pontos, o 2º 07 pontos e o 3º igual a 04 pontos; a soma para o maior número de FREQÜÊNCIA permanece igual o qual já é realizado, pelo maior percentual de presença.


Para o fator 1.2 o 1° lugar igual a 09 pontos, o 2º 06 pontos e o 3º igual a 03 pontos; neste fator também é simples basta fazer a contagem correta do número absoluto de VISITANTES.


Para o fator 1.3 o 1º lugar igual a 09 pontos, o 2º 06 pontos e o 3º igual a 03 pontos; já no fator CONTRIBUIÇÃO faz se necessário dividir a soma pelo número de alunos presentes em aula (inclusive visitantes) a maior contribuição por aluno determinará as colocações para fins de calculo da tabela. Levando em consideração que a classe que possuir a maior média acima de R$ 1,00 por aluno ganhará uma pontuação extra de 04 pontos para o primeiro lugar, 03 pontos para o segundo lugar e 2 pontos para o terceiro lugar e as outras classes acima de R$1,00 com 01 ponto para todos. A observação cabe, que essa pontuação será somada a primeira já mencionada acima.


Para o fator 1.4 o 1º lugar igual a 08 pontos, o 2º lugar igual a 05 pontos, e o terceiro igual a 03 pontos. Para contabilizar basta conferir a quantidade de REVISTAS entre os alunos matriculados.


Para o fator 1.5 o 1º lugar igual a 07 pontos, o 2º lugar igual a 05 pontos, e o 3º lugar igual a 03 pontos. Para contabilizar basta conferir a quantidade de BÍBLIAS entre os alunos matriculados.


Para o fator 1.6 o 1º lugar igual a 15 pontos, o 2º 10 pontos e o 3º igual a 07 pontos, está é uma questão atípica, pois este critério só será avaliado no final do trimestre na lição de número 13, O MAIOR NÚMERO DE MATRICULADOS NO TRIMESTRE.


IMPORTANTE!!!! TODAS AS CLASSES QUE NÃO ATINGIREM CONDIÇÕES DE DESTAQUES EM CADA FATOR, QUE LHES DÊ CONDIÇÕES DE ESTAR ENTRE OS TRÊS PRIMEIROS LUGARES, RECEBERAM DE MANEIRA IGUAL 02 PONTOS, QUE DENOMINAMOS PONTOS DE MISERICÓDIA.

Pb. Alexsandro Veiga do Prado Cunha - Bal. Em Teologia, 2º Dirigente da Congregação de Alto Maracanã e Lider da EBD - Colombo/PR




[1] E. B. D. Escola Bíblica Dominical
[2] As dinâmicas são instrumentos, ferramentas que estão dentro de um processo de formação e organização, que possibilitam a criação e recriação do conhecimento.

Um comentário:

Gabriel RS disse...

Obrigado por nos acompanhar!!!

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