4 de dezembro de 2009

Como se espalhar pela blogosfera!


...saiba como se espalhar pela blogosfera...

Você pode estar em diversos lugares ao mesmo tempo. Se fosse no mundo físico, isso se chamaria de ubiqüidade. Mas na rede de blogs é mais simples. Você pode ficar tão presente que dará a impressão a todos de que onde quer que se passe você já passou antes.

Isso não acontece de uma hora para outra. É cumulativo e exige disciplina e dedicação. De fato, a importância de alguma coisa se mede pela energia que dedicamos a ela ao longo dos meses e anos.


1.Aceite o máximo de convites. Alguém quer que você escreva um artigo para outro blog? Aceite. Ser colunista do projeto de um amigo? Aceite. Memes? Aceite. Se você está começando vai ser fácil. Os convites ainda serão poucos. Depois terá que ser mais criterioso pois responsibilidades arcadas e não cumpridas geram má fama. Com o tempo, seu nome estará por tantos lugares que vai ser difícil que alguém não tenha ouvido falar de você.

2.Comente no máximo de posts e artigos que considerar interessantes. Se você gostou, deve ter algo de si para acrescentar. O autor ficará agradecido.

3.Responda seus comentários. Dar atenção aos leitores sempre será um diferencial. Alguns editores preferem não responder comentários meramente elogiosos do tipo “ei, legal esse post”. Mas para mim isso é o mesmo que, se um conhecido elogiasse sua roupa ou algum aspecto seu e você passasse ignorando, sem dizer nada. Diga ao menos obrigado. Seria falta de educação. Responder os comentários exige organização e dedicação. Não é pra todo mundo.

4.Agradeça os links, citações, trackbacks e coisas do gênero. Pode ser com um comentário ou com um email. É também uma questão de educação. Com o tempo, vai ficar cada vez mais difícil suprir a demanda, mas deixe passar o mínimo possível. As pessoas ficam felizes quando recebem atenção.

5.Participe de fóruns. E use seus links como assinatura. Confesso que não participo de muitos fóruns, mas essa é uma boa idéia para espalhar a sua marca por aí.

6.Tenha mais de um blog, cada um sobre um assunto diferente. Eu tenho um sobre blogs, outro sobre livros, outro sobre a bolsa de valores, outro com crônicas e contos e outro sobre sexo. Você chegará a pessoas com diferentes interesses.

7.Participe de sites sociais como o Rec6.

8.Escreva para outros sites: o NossaVia, por exemplo, tem um espaço para editores que não fazem parte da equipe. Existem outros sites que oferecem esse tipo de oportunidade.
 
 
Fonte: http://queroterumblog.com/como-se-espalhar-pela-blogosfera/
Postar um comentário