11 de fevereiro de 2011

A Crítica


Maristela e Henrique Holperin

"A crítica pode não ser algo agradável, mas é necessária; a crítica tem a mesma função da dor no corpo humano; chama a atenção para um estado alterado das coisas".  Winston Churchill

O elogio é agradável, mas é a crítica que pode lhe oferecer os melhores valores. É bom saber que você está fazendo as coisas certas, mas é muito mais importante compreender o que você está fazendo de errado. Mesmo que a crítica a seu respeito está baseada numa errônea percepção, ainda assim, ao tomar conhecimento, você pode se colocar numa melhor posição para se corrigir.



Ouça com atenção para quem está lhe criticando. Eles estão lhe fazendo um grande favor, mesmo que não seja essa a intenção deles. Se a crítica é totalmente infundada, ela torna-se uma afirmação de que você está fazendo uma diferença. Se a crítica tem algum mérito, ele torna-se um valioso feedback.

Tenha sempre em mente que a crítica é sempre a opinião de alguém. Tome-a e use-a dentro do valor que ela tem. Não existe necessidade de fazer com que a crítica o abata. Retire da crítica o melhor que ela pode lhe oferecer e torne-se uma pessoa mais sábia e prudente. A crítica - quando você cessa de teme-la - quando você a ouve e dela aprende, pode acrescentar valores que lhe ajudarão grandemente a enfrentar todos os obstáculos que você terá pela frente.
 

Postar um comentário