1 de junho de 2011

O Matrimônio

?Somente através das bençãos divinas o nosso lar pode tornar-se um manancial de Deus? Vamos estudar a instituição do matrimonio, que é sem dúvida alguma a verdadeira edificação espiritual do povo de Deus. Lares bem sucedidos, Igrejas bem sucedidas!

1- Que é o Matrimônio? Vamos ver o que está escrito no livro de Efésios 5:31: Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá à sua mulher; e serão os dois uma só carne. O dicionário Aurélio diz: Matrimônio é a união de homem com mulher; casamento. Portanto podemos declarar que matrimônio significa a união legítima de um homem com uma mulher e tem como objetivo instituir a ordem moral, física, social e espiritual. É quando a união de duas pessoas passa a constituir uma só. Por isso é necessário que essa união seja realizada dentro de escolha sábia e direção divina para que possa produzir frutos segundo a vontade de nosso Pai. O matrimônio exemplifica a relação espiritual que existe entre Cristo e sua Igreja. (Veja Efésios 5:25). No primeiro livro da Bíblia ? Gênesis 24 - encontramos a história de um casamento que tipifica exatamente o nosso relacionamento com Cristo. Isaque, filho do patriarca Abraão, desejou uma esposa, e seu pai enviou o servo Eliezer, mordomo de sua casa, para buscar uma esposa em outra terra. Eliezer foi e trouxe Rebeca para que fosse esposa de Isaque. O servo Eliezer tipifica a pessoa do Espírito Santo que está entre nós preparando, distribuindo presentes divinos e principalmente santificando a Noiva de Cristo, que é Sua Igreja. Um dia, segundo a hora do Pai, Ele, o Espírito Santo, vai entregar essa noiva a Jesus nas nuvens dos céus para o grande banquete chamado.As Bodas do Cordeiro?. (Confira em Mt. 25:10; Ef. 5:32 e Ap.19:7).




2- Quem foi que instituiu o matrimônio? (Gn.2:21,22). Aqui está o autor e preservador do matrimônio. O próprio Deus, Pai e Criador de todas as coisas. Entendemos aqui que o ultimo ato de Deus na criação foi efetuar o primeiro matrimônio. Deus coroou toda a criação unindo Adão e Eva para sempre! Deus sempre desejou que a união entre marido e mulher seja completa de bênçãos para a sociedade, para o homem e principalmente para a Sua Igreja. Através dessa primeira união, também podemos verificar alguns princípios deixados por Deus para que o matrimônio possa transcorrer conforme os princípios divinos. Quando o homem une-se à mulher não significa apenas uma união de corpos, mas envolve principalmente um entendimento perfeito dentro de uma comunhão pura e espiritual.Tornando uma só carne (Ef.5:31) tudo que envolve essa união passa para a posteridade. Sozinho o ser humano jamais encontrará a verdadeira satisfação nessa terra. O próprio Deus disse em Gn.2:18 que o homem não deveria viver só , por isso faria uma companheira a altura. O homem foi formado para receber e para dar companhia e é através do casamento que essa satisfação natural é alcançada. Portanto podemos dizer que o matrimônio foi instituído por Deus para deixar o ser humano satisfeito e feliz enquanto estiver nessa terra. O principio da procriação foi estabelecido por Deus em Gn.1:28 e somente através do matrimônio a raça humana deve se multiplicar. Quando o homem resolve fazer o que quer e zombar das instruções de Deus, as consequências são inevitáveis.
Postar um comentário