27 de dezembro de 2011

Dicas de como planejar o ano de 2012?


O ano está acabando e agora começa o período em que as promessas que não foram cumpridas são renovadas para o ano que vem. Para não perder seu entusiasmo de ano novo, e quem sabe dessa vez colocar em prática seus planos, separe uma hora para planejá-lo.

1. Descubra o que é important? Que papéis você precisa desenvolver no próximo ano? Que atividade vai desenvolver para ter mais equilíbrio? O que você precisa parar de fazer? O que eu faço hoje me ajuda a realizar as minhas maiores aspirações? Essas e outras perguntas ajudam você a mapear o que faz sentido e o que não faz na sua vida. Essa clareza ajuda a ter foco, a usar bem o tempo para sair do lugar. Escreva as suas idéias de importante, reflita sobre elas e decida em que irá focar no próximo ano.

2. Metas, poucas, mas não deixe de ter. Não adianta fazer dez promessas de ano novo e não realizar nenhuma. É melhor ter uma ou duas que aconteçam do que nada que faça você sair do lugar.

3. Antecipe datas. Aproveite que o ano não começou e planeje eventos importantes com antecedência como: férias, check-up médico, renovação de documentos, viagens, cursos, etc. Em cima da hora fica mais difícil de realizar.

4. Organização pessoal. Comece com a escolha de uma agenda, seja ela de papel ou um software, mas sem um local para registrar os itens anteriores não tem como. Depois, passe para a organização dos seus ambientes físico e digital, evite o acúmulo de informações desnecessárias e crie uma estratégia para se organizar. Arrume sua mesa, sua biblioteca, seu armário, seu guarda-roupas, o quarto das bagunças, etc. Isso será bom e te deixará bem.


5. Dedique um tempo a sós com Deus, apresente seus planos e sonhos para 2012. Peça a direção de Deus em tudo que deseja. Faça uma auto-avalização, veja em que pode melhorar como cristão, como pai ou mãe, como filho ou filha, como empregado, obreiro, etc.


6. Mas acima de tudo, não se engane, seja verdadeiro com você mesmo, não fala um planejamento que afague seu ego hoje e lhe envergonhe no final do ano que vem. Ainda que tenha uma única meta, que ela seja alcançada, ou pelo menos, receba a dedicação necessária.

Feliz Ano Novo!
Fonte: Baseado no Artigo “Pare para pensar em 2012”. Autor: Christian Barbosa, com algumas inserções.
Postar um comentário