18 de janeiro de 2012

5 coisas para fazer pela carreira ainda em janeiro


18/01/2012 - De atualizar seu currículo até se inscrever em um MBA, veja quais são as tarefas que você não pode deixar para depois do carnaval.

São Paulo – Já se foram duas semanas desde que 2012 deu seus primeiros suspiros, mas todas aquelas resoluções lindas do dia 31 de dezembro continuam presas ao papel? Então, é hora de arregaçar as mangas e aproveitar o marasmo de janeiro para dar corpo a cada uma delas.

Agora, se você não sabe por onde começar, EXAME.com listou um guia rápido de ações que você deve fazer por sua carreira antes do carnaval. Afinal, num ano cheio de suspense em torno dos mercados globais, não vale deixar para revitalizar a própria trajetória profissional só depois da quarta-feira de cinzas.

1. Atualize seu currículo
Por melhor que esteja sua situação no atual emprego, não vale deixar seu currículo empoeirado em algum canto do seu e-mail. Nunca se sabe quais oportunidades podem aparecer nos dias que se seguem.

Por isso, aproveite os próximos dias para dar uma cara nova a esta importante ferramenta de carreira. A ideia não é mudar o design do documento ou transformar seu currículo em infográfico (embora essa seja uma boa pedida para algumas profissões). Mas, sim, colocar no papel um bom resumo do que foi seu 2011.

Se continuou no mesmo emprego, atualize seus principais resultados no campo descrição. Se mudou, altere essa informação. Fez um curso? Melhorou sua fluência em algum idioma? Inclua tudo isso no seu currículo. Com objetividade, clareza e todos os outros atributos de um bom currículo.

2. Coloque seu networking em ordem
Tenha como meta levar networking mais a sério em 2012. Comece dando mais atenção para os cartões de visita que recebe rotineiramente. Tire um tempo nos próximos dias para organizar seus contatos.
Dica: sempre que receber um novo cartão de visita, anote a data e o contexto em que conheceu a essa pessoa. Para facilitar a retomada de contatos, faça uma anotação sobre alguma peculiaridade do encontro.

Reserve um tempo também para colocar a própria maneira como você faz networking em xeque. Será que você é um daqueles que as pessoas fogem nos eventos profissionais? Na hora de fazer seu cartão de visitas, vale também checar quais são os erros mais clássicos.

3. Dê um jeito no LinkedIn
Em 2011, o LinkedIn virou parada obrigatória para todo o profissional. Mas não basta ter um perfil na rede. É preciso participar.

Primeiro, muita atenção às palavras que você insere no perfil. Para aparecer bem nas ferramentas de busca, invista em técnicas de SEO, como uso de palavras chave e envolva-se em grupos.

Coloque na sua agenda também a participação ativa nos grupos de discussão, o hábito de responder às perguntas postadas no site ou outras ações que torne você relevante na rede.

4. Inscreva-se
Se a intenção é dar um upgrade na carreira, você não pode deixar 2012 passar sem frequentar, ao menos, uma sala de aula. Vale fazer um curso de línguas no exterior, um MBA ou voltar à faculdade.
Se a ideia é fazer um MBA no exterior, por exemplo, vale começar ainda este mês a estudar para a prova do GMAT e seguir alguns passos básicos para encarar o minucioso processo de seleção nas melhores escolas fora do país.

Agora, se a sua intenção é aproveitar as próximas férias para fazer um curso no exterior, escolha um destino coerente com as demandas da sua área de atuação.

5. Planeje
Se você ainda não tem muita ideia do que quer para sua vida profissional em 2012, tire os próximos dias para fazer um mergulho para dentro de si mesmo.

Fonte: Portal Exame
Postar um comentário