28 de junho de 2016

12 lições do maior discipulador da história

INTRODUÇÃO
Vejamos o exemplo de Cristo enquanto discipulador, os passos que percorreu nesta caminho e os resultados tão valiosos deste processo rico de desenvolver vidas para o reino de Deus.

TÓPICOS

1. Sabia a importância de ir até as pessoas
Lc 9:6: “E, saindo eles, percorreram todas as aldeias, anunciando o evangelho, e fazendo curas por toda a parte.”

2. Sabia a importância da preparação
Lc 2:52: “E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.”
·         Ele mesmo se preparou durante 30 anos;
·         A qualidade da preparação determina a qualidade da do desempenho.

3. Sabia a importância do incentivo:
Jo 14:2: “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.”
·         Recompense os que lhe ajudam.

4. Sabia a importância do tempo certo
Jo 2:4: “Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.”

5. Sabia a importância de saber onde queria chegar
Jo 10:10b: “eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.”

6. Sabia a importância de tomar decisões visando o futuro desejado, invés do presente agradável
Jo 17:15: “Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.”
2 Co 4:17: “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente.”

7. Sabia a importância de repetir
Jo 8:12: “Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.”
·         Existem 3 Evangelhos sinópticos e ainda um quarto(João);
·         Vemos várias vezes: Quem tem ouvidos ouça.

8. Sabia que sozinho nada poderia fazer
Jo 5:30: “Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou.”

9. Sabia que tudo começa pequeno
Zc 4:10: “Porque, quem despreza o dia das coisas pequenas?”
Is 28:10: “Porque é mandamento sobre mandamento, mandamento mais mandamento, regra sobre regra, regra mais regra, um pouco aqui, um pouco ali.”
Mt 25:21: “E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.”

10. Sabia o significado de sentir o que os outros sentiam
Mt 14:14: “E, Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos.”
·         Sofria quando as pessoas sofriam.

11. Sabia delegar responsabilidade e tarefas
Mc 16:15: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.”

12. Sabia a importância de terminar o que começou
Jo 19:30: E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.”

CONCLUSÃO

Discipular deve ser um ministério constante na vida de um verdadeiro líder. Discipular é formar vidas, é desenvolver talentos, é apoiar no amadurecimento, é auxiliar no crescimento intelectual e espiritual do discipulando. Aplique esta verdade em seu ministério, e colhe rá grande resultados. 
Postar um comentário