28 de junho de 2016

A frustração pode levar a solução

TEXTO: 1 Sm 29:1-11 e 30:1-17

INTRODUÇÃO
Em 1 Sm 29 e 30 vemos o Rei Davi sofrendo com algo natural na existência humana: a frustração. Nesse trecho da Bíblia é possível perceber que Davi estava muito angustiado. ele havia sido rejeitado por quem muito apoiou. Mesmo sendo elogiado, foi rejeitado.  Chegando em casa, viu tudo destruído pelos amalequitas. Teve todas as suas coisas saqueadas e sua família levada cativa. Sofreu ameaça de apedrejamento, servindo de bode expiratório. Com isso em mente, podemos extrair algumas lições práticas para nossa vida a respeito da frustração.

TÓPICOS
1. Todos nós passamos por frustrações -  nenhum ser humana está livre de passar por frustrações. Todos nós estamos sujeitos a dias difíceis, momento de perdas, perseguições, angustias e tristezas profundas. 

2. Haverá momentos que não entenderemos o porquê das coisas - os textos que seguem nos revelam verdades importantes: 
Dt 29:29: “As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei”.
Jo 13:7: “Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois”.

3. As vezes, Deus usa até os que nos rejeitam para nos abençoar -      Deus permitiu que tivessem lhe mandado embora para que chegasse e tomasse conhecimento da realidade da sua casa. Se tivesse lutado, teria posto tudo a perder.

4. Temos que crer que Deus está no controle de tudo - muitas vezes, somos tentados a pensar que Deus nos abandonou, que estamos sozinhos nas batalhas da vida, mas Deus nunca nos deixa só. Ele sempre está conosco. 

5. E nestas horas precisamos nos animar em Deus somente - Davi se animou em Deus. Deus lhe fez recobrar o ânimo, as forças, o vigor para continuar. E nós devemos buscar em Deus este socorro em dias difíceis. 

6. Se o que é nosso se partiu, Deus pode reaver  - O nosso Deus tem poder para fazer muitos milagres em nossas vidas. Tudo que foi perdido pode ser resgatado, se Deus assim desejar. Confie no Senhor, espera Nele, e Ele fará o melhor para sua vida. 

CONCLUSÃO

Quando passarmos por momentos difíceis, precisa manter a calma e a confiança no Senhor. nem tudo está perdido, já que temos um Deus que opera milagres. Basca buscarmos ao Senhor, e Ele fará que seu planos se cumpram em nossas vidas.

Ivan Tadeu Panicio Junior
Postar um comentário